PERCEPÇÃO CORPORAL – EQUILÍBRIO DO MOVIMENTO

Entendendo a importância do estímulo sensorial e da sensibilidade simbólica inerente à criança, o trabalho da pintura é um dos mecanismos, dentro da Arte Visual, que pode ser usado, não somente pelo professor, mas também pela própria criança para analisar, resinificar e entender contextos e até complexidades. A este trabalho, realizado com as crianças do Nível I, a mudança de ambiente, de objetos e até mesmo da luz (artificial para natural) contribui no estimulo visual, nos sensores ópticos e no sistema límbico, área do cérebro responsável pelas emoções e comportamentos sociais. Além, claro, da percepção corporal do braço, pulso, tórax e pernas – todos baseados no equilíbrio do movimento, da força e do raciocínio – houve amparo na referência teórica do coreógrafo húngaro Rudolf Laban que comprovou que o movimento do corpo humano é sempre constituído dos mesmos elementos, sejam eles desempenhados pela dança, no teatro, nas artes ou nas tarefas diárias. Arte não é só plasticidade e exposições. Está além disso. É corpo, mente, sentidos e espírito.

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